Gerenciando o VMware pelo SCVMM 2012

A centralização de gerenciamento é uma das grandes vantagens do System Center Virtual Machine Manager 2012 para seu ambiente de virtualização. Hoje é comum empresas possuírem mais de um hypervisor e o processo de gestão destes diversos cenários se torna mais complexo, principalmente pela utilização de vários consoles administrativos.

Com o SCVMM 2012 este problema fica muito reduzido, isto porque a ferramenta propicia o gerenciamento pleno de servidores Hyper-V, Citrix e uma administração parcial do VMware a partir da versão 4.1

Este documento visa auxiliar o processo de inserção de hosts de virtualização VMWARE dentro do System Center Virtual Machine Manager 2012.

Você pode conhecer mais do produto no site:

http://technet.microsoft.com/pt-br/library/gg610610.aspx

Inserindo servidores Vcenter

Para inserir os hosts ou clusters de virtualização do Vmaware em nosso SCVMM, primeiramente precisamos adicionar o servidor (ou servidores) do Vcenter dentro das nossas opções de malha (Fabric).

Expandindo “Servidores” na seção esquerda da janela, podemos observar o ícone “Servidores vCenter” como ilustra a imagem abaixo:

01

Para adicionar o servidor, efetue um clique inverso sob o ícone e posteriormente escolha a opção “Adicionar Servidor VMware vCenter no menu suspenso.

02

Na janela seguinte, preencha o nome do servidor no campo “Nome do computador” conforme imagem abaixo. Importante frisar que para realizar esta ação devemos utilizar credenciais com permissões dentro do vCenter. Para tal, utilize a opção “Executar como” e defina uma conta com este grau de permissão. Tomada estas ações clique no botão “OK”.

03

04

Após a localização do servidor, importe o certificado do servidor “VMware Virtual Center” para garantir a comunicação segura com este servidor.

05

06

Para permitir o acesso remoto as maquina virtuais VMware a partir do SCVMM será necessária a instalação do VMWare Remote Console Plug-in.  Este download será iniciado automaticamente (caso seu servidor do SCVMM não possua).  Instale o mesmo antes de prosseguir.

07

Para garantir o sucesso da instalação, averigue no Painel de Controle se o aplicativo foi instalado ao servidor

08

Observe que após concluirmos estes passos, o servidor do vCenter já está inserido ao SCVMM.

09

Gerenciando Hosts e Clusters VMware ESX

Depois de inserirmos o servidor do vCenter, já podemos adicionar ao nosso SCVMM, os hosts ou clusters de virtualização do VMware que possuirmos em nosso ambiente. Para realizar esta tarefa, dentro das opções de Malha, clique no botão “Adicionar Recursos” e através do menu suspenso escolha a opção “Hosts e Clusters do VMware ESX”. Novamente para esta ação, utilize uma conta com privilégios administrativos dentro do VMware.

10

11

04

Feita a descoberta, os servidores Vmware ESXi serão exibidos conforme ilustra a próxima imagem. Neste exemplo o ambiente possui um cluster com 3 nós e podemos adiciona-lo selecionando a caixa de verificação ao lado do nome do cluster.

12

Na janela seguinte devemos alocar este cluster a um grupo de hosts dentro do VMM. Neste exemplo criei um grupo chamado “Cluster VMware”. Escolha o grupo que preferir e clique em “Avançar”.

13

Dica importante

Se atente quanto as configurações herdadas do grupo Pai. Recursos como “Otimização Dinâmica” (se ativado) por exemplo, podem causar migrações indesejadas de maquinas virtuais entre os hosts do VMware. As opções devem estar muito bem configuradas antes de concluirmos esta operação.

Concluída estas etapas, receberemos um sumário das configurações. Se todas as opções estiverem devidamente configuradas clique no botão “Concluir”.

14

Observe através da janela “Trabalhos” o processo de inclusão do Cluster VMware no SCVMM.

15

Quando as tarefas estiverem devidamente concluídas já poderemos visualizar o cluster VMware com seus respectivos hosts dentro da estrutura do SCVMM. As maquinas virtuais alocadas neste servidores também serão exibidas como ilustra a figura baixo:

16

Ainda teremos um passo a executar em cada um dos servidores integrantes do Cluster, para garantir a gerência destes equipamentos. Para tal, efetue um clique inverso sobre o host e depois selecione a opção “Propriedades” no menu suspenso.

17

Posteriormente, selecione a opção “Gerenciamento” ao lado esquerdo da janela e clique no botão “Recuperar”. Observe que o campo “impressão digital do certificado” será preenchida com as informações do certificado do host. Marque a caixa de verificação “Aceitar o certificado para este host” e clique no botão “Ok” (Lembre-se que esta ação deve ser executada em cada um dos hosts incluídos no Cluster).

18

Novamente devemos observar o status da tarefa na janela “Trabalhos”. Lembre-se que se a conta escolhida para executar esta tarefa não possuir as devidas permissões dentro do vCenter a mesma não será executada com êxito.

19

Concluída as tarefas de associação dos hosts, já podemos observar nosso ambiente de VMware devidamente atrelado ao SCVMM. Já poderemos tomar diversas ações técnicas, como a migração de maquinas virtuais entre nós do cluster ou o poder de resetar um host físico por exemplo.

21

Para testar o plug-in do VMware, localize uma maquina virtual alocada no “Cluster VMware” e com um clique inverso escolha a opção “Conectar via console” situada no menu suspenso.

22

Para testar o plug-in do VMware, localize uma maquina virtual alocada no “Cluster VMware” e com um clique inverso selecione a opção “Conectar via Console”. Observe que a mesma será aberta com a interface do VMware.

23

Considerações Finais

O SCVMM 2012 apresenta  total poder de gerência sobre ambientes Hyper-V e Citrix. A administração do VMware apresenta certas limitações e algumas ações necessitam do vCenter.

Para conhecer melhor o System Center Virtual Machine Manager e suas funcionalidades faça gratuitamente um curso exclusivo do produto pelo MVA (http://www.microsoftvirtualacademy.com/training-courses/introdu-o-ao-system-center-virtual-machine-manager-2012#fbid=YIfn1Jmu5g7 )

 

Desenvolvido por Walter Teixeira

wteixeira.wordpress.com

 

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s