Realizando P2V online com SCVMM 2012

O recurso P2V (Physical-to-Virtual) existente no System Center Virtual Machine Manager, permite a conversão de uma maquina física em virtual. Este processo pode ser realizado de forma on-line (o servidor permanece ativo e o processo de cópia ocorre em segundo plano), ou off-line (o servidor precisa ser reiniciado pelo Windows PE para realização da clonagem).

Este fantastico recurso pode ser muito usado principalmente para diminuir o número de maquinas físicas em nosso Data Center. Com a possibilidade de virtualizar servidores físicos, podemos diminuir consideravelmente os custos com energia e ar condicionado por exemplo.

É claro que cada caso merece uma avaliação criteriosa, é muito importante que seus hosts de virtualização bem como o storage de discos e malha de rede suportem o servidor que será convertido. Além disto é importante compreender a criticidade das aplicações e os serviços que precisam ser parados para realização da conversão.

Abaixo segue um link com os pré-requisitos para a realização do P2V:

http://technet.microsoft.com/pt-br/library/hh427293.aspx

Este post abordara a realização do P2V online, tendo como cenário um servidor com SCVMM2012 instalado, um cluster de Hyper-V (Windows Server 2012) com 10 nós, um storage de discos e um servidor Windows Server 2008R2 (que será convertido).

Espero que as informações aqui contidas sejam de grande valia para seu dia a dia.

Executando o P2V

Para realizar o P2V no SCVMM2012, se autentique na console de gerenciamento com uma conta com privilégios administrativos. Dentro de “VMs e Serviços” localize o menu “Criar Maquina Virtual”. Posteriormente esolha a opção “Converter Maquina Física” como ilustra a imagem abaixo:

01

Na primeira janela, precisaremos detalhar para o VMM as informações do equipamento a ser convertido. Caso a maquina em questão possua conta no AD, podemos realizar a consulta pelo nome (FQDN). Caso o servidor não petença a um domínio, devemos preencher este campo com o endereço IP do mesmo.  Além destas informações, deveremos utilizar uma conta de usuário com privilégios administrativos no equipamento a ser convertido. Preenchida estas informações, clique no botão “próximo” situado no cato inferior direito da janela.

02

Na janela seguinte, devemos preencher o nome da maquina virtual ( não confunda com  o nome de domínio. Este nome é uma espécie de label para a VM). Preencha as devidas descrições e na sequência no botão “Próximo”.

03

Na próxima etapa, o agente do System Center VMM será instalado no servidor a ser convertido. Nesta etapa o agente irá coletar todas as informações respectivas ao equipamento.

04

Ao concluir esta etapa, receberemos todas as informações respectivas ao sistema (Sistema operacional, processadores, unidades de disco e adaptadores de rede).

05

Agora iniciaremos o processo para configuração do volume. Importante frisar que nesta janela, na parte inferior podemos definir as opções de conversão (online ou off-line). Em algumas situações, por exemplo em discos que não suportam o Shadow Copy do Windows, esta opção já indica o uso da conversão off-line. Em nosso exemplo estou realizando a conversão on-line então não efetuarei nenhuma mudança nesta configuração.

06

Nesta janela defina as configurações de processador e memória a ser atribuída a esta VM. (Importante frisar que se os hosts de virtualização não comportarem este perfil de maquina, o P2V não será realizado).

07

Defina o host que hospedara esta VM e na sequência clique no botão “Próximo”.

08

Na janela seguinte escolha o local para o armazenamento dos arquivos de maquina virtual. Em nosso exemplo apontamos a “Pasta Destino” dentro de um volume (LUN do Storage) compartilhado do Cluster de Hyper-V. Para tal, clique no botão procurar como ilustra a figura abaixo, e na sequência localize seu volume (CSV) do Storage.

09

10

Concluída esta operação clique no botão “OK” e na janela seguinte de sequência ao procedimento.

Nesta janela defina as devidas configurações de rede e comutadores virtuais a seme utilizados para a VM.

11

Efetue as configurações referente as ações automáticas a serem realizadas nos processos de boot e desligamento do host de virtualização.

12

Se nenhuma das etapas anteriores apresentou erros, receberemos  a mensagem “Nenhum problema detectado” como ilustra a figura abaixo. Caso algum erro tenha ocorrido as informações serão devidamente descritas nesta mesma janela.

13

Na ultima janela, receberemos um sumário das ações que serão realizadas, bem como a opção de visualizar o Script em Power Shell desta atividade. Concluída esta análise, clique no botão “Criar”.

14

Poderemos acompanhar o processo de realização do P2V na janela de “Trabalhos” do VMM

15

16

Após concluir as etapas, todas as ações apresentarão o status de “Concluído” conforme a imagem abaixo: (importante frisar que esta etapa pode demorar diversos minutos, de acordo com o perfil da maquina física).

17

O servidor convertido, será exibido entre as VMs já previamente hospedadas em seu cluster do Hyper-V.

18

Dicas importantes:

Caso o servidor físico seja devidamente descomissionado, efetue as devidas configurações de rede na máquina virtual criada, para que enfim a mesma possa utilizar o mesmo nome e IP dentro da sua rede (afim de evitar conflitos).

Uma situação que pode ocorrer e gerar alguns transtornos, é que no momento de atribuir o IP da máquina física no adaptador de rede do Hyper-V na VM, o Windows informe que o IP está em uso por outro adaptador de rede (o adaptador da máquina física).

19

Nesta situação, exiba os dispositivos ocultos no “Gerenciador de dispositivos” e exclua o adaptador de rede respectivo a máquina física.  Posteriormente você poderá inserir o IP do equipamento no adaptador do Hyper-V.

20

Conclusão

Estas são as ações básicas para realização do P2V online. Para maiores esclarecimentos quanto ao uso da System Center 2012, consulte o TechNet da Microsoft.

http://technet.microsoft.com/pt-br/library/hh546785.aspx

 

assinatura technet 1

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s